16 de julho de 2008

Dos mistérios da amizade

Quando iniciei minha vida no Orkut (2004), escrevia um testimonial a cada amigo adicionado. Depois, acho que pelo volume de amigos que fui encontrando, parei de escrever... e só me dei conta disso hoje.

Reparando nos meus amigos Orkuteiros, vi que alguns nem mereciam estar mais ali, na minha lista. Mas outros... outros mereciam testimonials todos os dias, com direito a pisca-piscas coloridos e muito barulho, só pra "gritar" pra todo mundo o quão maravilhosos são!

Sabe, a vida me trouxe muitos bons amigos. Pessoas das quais nunca, jamais me esquecerei. Pessoas que souberam me ajudar quando precisei. Que souberam compreender toda a minha loucura nas minhas crises e que estavam ao meu lado até quando eu estava errada, me defendendo bravamente. Lógico que eu quase apanhei desses amigos depois que a poeira se dissipou, mas eles estavam lá. E até o esporro era pro meu bem.

Observando bem, dá pra separar os amigos por tipo: amigo-peguete, amigo-zoiera, amigo-anjo, amigo-filho... e amigo-amigo. O mais engraçado é que apesar dos tipos completamente distintos, todos são amigões, mas pra momentos diferentes. E, normalmente, os tipos não se misturam muito bem. Alguém já reparou nisso antes?

Dos tipos (só citei acima os que me vieram em mente nesse momento, existem muitos outros), o que mais me impressiona é a amizade com o amigo-amigo. Como sei que o entendimento do termo amigo-amigo varia de pessoa para pessoa, esclareço que esse tipo é, pra mim, aquele amigo que não se consegue distinguir bem de onde vem tanta afinidade. Você sabe que se dá bem com aquela pessoa e que não é necessário expressar com palavras o que se quer transmitir. Que nem tudo é aceito, mas é compreendido e trabalhado. É aquela amizade onde impera o fazer o bem ao outro pela simples alegria de ver o outro bem. É quase como não ser humano. É ser pai, mãe, irmão, filho... amigo. Simplesmente amigo.

Passei um tempo significativo sem conhecer novos amigos. Uso o termo conhecer porque acho o termo fazer amigos muito errado. Amigo não se faz, se conhece. Uma amizade onde uma parte se molda para agradar a outra não sobrevive à primeira dificuldade. Creio que seja porque a amizade é mantida pelo amor, e tem suas regras regidas por esse sentimento. E, depois de tanto tempo, na primeira espiada que dei pro lado de fora da janela, lá estava um novo amigo, acenando pra mim com um largo sorriso. Quanto tempo perdido!

Ogro, esse blá blá blá todo era pra ser apenas um testimonial no Orkut. Foi exatamente com essa intenção que comecei a escrevê-lo. Mas, como não consigo falar pouco e como tenho dificuldade para exprimir alguns sentimentos com palavras, estão aí sete parágrafos só pra dizer que não, não nos conhecemos o suficiente pra dizer que já somos amigos-amigos, mas que do pouco convívio que a Internet nos permite ter, conseguimos ter uma noção da amizade-amizade que está nascendo. E eu estou muito feliz por ela.

Abraço.

2 comentários:

RodOgrO disse...

Pô meu, assim você me deixa sem graça! Aliás, citando uma moçoila muito CAMARADA que tirou uma comigo, "fala assim não pq eu até choro"... hahahahah

Falasério, vai, você só tá dizendo isso porque achou + alguém que curte Vanessa Mae. \o/ =D

Falando sério, amei o "testimonial". Nunca originei uma reflexão tão bonita assim, que eu saiba (pô, rever todo o conceito de amizade e talz, é phoda!).

T, é absolutamente recíproco! Vc é mto divertida (perdi a conta de qtas vezes já falei isso) e tem um astral duca. Sorte do caramba ter conhecido vc, ou melhor, ESTAR conhecendo vc. Pôxa, tô até sem graça meeesmo. Legal bagarái, mas me deixou tímido! "Cadique" vc fez isso, hein? hahahah
:*

RodOgrO disse...

HEHEHEH! E eu reli, e continuo adorando!!!!!!!

Vc é uma fofa e é uma amigona! Só pra não esquecer! ;) :*